Autor: Maria Ester Rodrigues
RESUMO: O “behaviorismo” é alvo freqüente de críticas. Embora vários fatores estejam relacionados à origem de tais críticas, a literatura especializada as considera, predominantemente, como produto de equívocos. A nossa experiência profissional imediata também dá suporte à constatação da existência de equívocos acerca da abordagem, em grande quantidade. Embora o trato com críticas pouco fundamentadas e equívocos não deva ser prioridade, o nosso compromisso com a formação de professores nos incita a tecer alguns comentários sobre o assunto. Também apresentamos uma breve revisão de literatura acerca de trabalhos que tratam de equívocos sobre a abordagem produzidos em um locus especificamente educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores, Análise do comportamento, Behaviorismo radical, Psicologia da educação, Mitos/discordâncias e preconceitos.
Artigo publicado na Revista Educere et Educare
http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/262/190
Disponível no Blog Skinner Café UFGD, no endereço:
http://skinnercafeeufgd.blogspot.com/2011/04/behaviorismo-conceitos-e-pre-conceitos.html
Divulgado no Blog da Psicologia da Educação:
http://www6.ufrgs.br/psicoeduc/behaviorismo/behaviorismo-mitos-discordancias-conceitos-e-preconceitos/
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